Proteção Civil alerta para cheias em Santarém

A chuva dos últimos dias, e que continuará a cair nas próximas horas, deverá inundar várias estradas e terrenos agrícolas nas zonas mais sensíveis do distrito de Santarém.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o agravamento súbito e significativo dos caudais libertados pelas barragens espanholas deverá provocar o galgamento de margens e cheias na bacia do Tejo.

A previsão aponta para a saída do rio na margem direita, com submersão de zonas ribeirinhas na Golegã, no cais de Tancos (em Vila Nova da Barquinha), na zona baixa de Constância e em Reguengo do Alviela (Santarém).

A Proteção Civil alerta as populações para adotarem medidas de proteção, tais como retirar normalmente inundáveis equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, recolher os animais para locais seguros e não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

Citado pela agência Lusa, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Mário Silvestre, pede ainda à população "que se mantenha informada através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de proteção civil, desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da sua família e dos seus bens".

Os Bombeiros Municipais de Santarém lançaram entretanto um aviso, referindo que na madrugada de terça-feira é previsível a submersão da Estrada Nacional 365 em Palhais, entre a ribeira de Santarém e Alcanhões e entre a ponte do Alviela e o Pombalinho, isolando a povoação de Reguengo do Alviela. Prevê-se ainda a submersão do Caminho Municipal 1348, entre a ribeira de Santarém e Vale Figueira.

Fonte Rede Regional

Comentários