Viver Saramago em Azinhaga

Numa iniciativa da Junta de Freguesia de Azinhaga com a produção da Casa da Comédia dirigida por João Coutinho, estão a decorrer diversas iniciativas sobre a obra de José Saramago, o único prémio Nobel da Língua Portuguesa e natural desta aldeia banhada pelo Almonda.

Estreou no dia 21 e vai voltar à cena no dia 28, às 21H30, na sala da Misericórdia Local o espetáculo VIVER SARAMAGO que aborda a vida do escritor a partir de alguns dos seus livros com particular destaque para as suas Pequenas Memórias que foram lançadas nesta aldeia e do Levantado do Chão e Ensaio Sobre a Cegueira.

Para Vitor Guia, Presidente da Junta e grande impulsionador da divulgação da obra do escritor na sua terra natal, “…somos a única localidade de todos os países de língua portuguesa que se pode orgulhar de ter um Prémio Nobel da Literatura na sua história, que colocou o nome da Azinhaga em todos os destinos culturais e em todos os roteiros literários, por isso temos que ser capazes de honrar esta herança única. Enquanto Autarquia devemos por isso cumprir a nossa missão de divulgação da sua obra, valorizando também a Azinhaga.”

Para além do espetáculo, no dia 29 serão percorridos diversos estabelecimentos comerciais da Aldeia onde os atores da Casa da Comédia irão ler poemas e textos de Saramago, terminando este evento com a leitura publica da obra Pequenas memórias.

Este acontecimento nesta Aldeia, é a prova de que mesmo fora das grandes cidades é possível concretizar projetos de alto relevo cultural, desde que a criatividade e a sensibilidade do poder local se juntem para viabilizar os sonhos.

Desassossegar, como diria Saramago, é urgente, e é isso que está a acontecer na Azinhaga.

Notícia de Entroncamento Online em http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/viver-saramago-emociona-aldeia-nobel


  
 




Comentários