Augusto do Souto Barreiros dá o nome ao Centro Escolar de Azinhaga

O Centro Escolar de Azinhaga, que agrupa o 1.º ciclo e o jardim-de-infância, vai assumir o nome de Augusto do Souto Barreiros. O escritor azinhaguense foi autor de poesia, contos e várias peças de teatro, várias das quais já encenadas pela Casa da Comédia da Azinhaga.

Entre os termos que justificam a proposta, aprovada na última reunião de Câmara, está o teor da maior parte dos seus escritos: “atendendo a que o património imaterial da Azinhaga passa muito pelas suas tradições e costumes, pela preservação da etnografia e dos hábitos da vida rural, e que no passado um azinhaguense se distinguiu, até a nível nacional, pelo estudo e divulgação dessas artes e hábitos, que poderiam ter-se perdido ou deturpado, não fosse esse trabalho (…)”. O texto salvaguarda também que se elegeu Souto Barreiros para dar o nome à escola, considerando que o seu contemporâneo José Saramago já está perpetuado na toponímia e é também o patrono da biblioteca municipal de Azinhaga.

A ideia foi apresentada pelo vereador José Godinho Lopes, da coligação PSD/CDS e  aponta ainda os próximos dias 15 e 16 de Março para a designação oficial do patrono da escola, respectivamente os dias dos aniversários do nascimento (1922) e morte (2012) de Augusto Souto Barreiros. Para esse fim-de-semana, vai ser organizado um conjunto de actividades culturais para celebrar a vida e a obra do autor, promovida por uma comissão constituída por representantes do município, Junta de Freguesia da Azinhaga, direcção do agrupamento de escolas, associação de pais, o rancho da Azinhaga e da família do homenageado.


Comentários