José Saramago faria hoje 91 anos

O Prémio Nobel da Literatura Português, José Saramago, faria hoje 91 anos de idade.

"A pouca distância do quintal dos meus avós havia umas ruínas. Era o que restava de umas antigas malhadas de porcos. Chamávamos-lhes as malhadas do Veiga e eu costumava atravessá-las quando queria abreviar o caminho para passar de um olival a outro. Um dia, devia andar pelos meus dezasseis anos, dou com uma mulher lá dentro, de pé, entre a vegetação, compondo as saias, e um homem a abotoar as calças. Virei a cara, segui adiante e fui sentar-me num valado da estrada, a distância, perto de uma oliveira ao pé da qual, dias antes, tinha visto um grande lagarto verde. Passados uns minutos vejo a mulher a atravessar o olival em frente. Quase corria. O homem saiu das ruínas, veio para mim (devia ser um tractorista de passagem na terra, contratado para algum trabalho especial) e sentou-se ao meu lado. «Mulher asseada», disse. Não respondi. A mulher aparecia e desaparecia entre os troncos das oliveiras, cada vez mais longe. «Disse que você a conhece e que vai avisar o marido.» Tornei a não responder. O homem acendeu um cigarro, soltou duas baforadas, depois deixou-se escorregar do valado e despediu-se: «Adeus.» Eu disse: «Adeus.» A mulher tinha desaparecido de vez. Nunca mais tornei a ver o lagarto verde." - José Saramago, As Pequenas Memórias

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver." - José Saramago

"Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória." - José Saramago

Veja também aqui a carta escrita pelo escritor à sua avó Josefa.

Comentários