Azinhaga voltou ao combate ao jacinto-de-água nas alvercas

Convocada através do Facebook, na página não-oficial da freguesia, uma acção conjunta de um grupo de voluntários com a Associação de Caça e Pesca de Azinhaga levou a cabo em 4 de Maio mais uma limpeza de jacintos-de-água nas lagoas designadas localmente como alvercas.

A oportunidade da acção foi justificada pelo facto de a mais recente cheia do Tejo, em Abril de 2013, ter arrastado a grande maioria dos jacintos-de-água e ter deixado apenas aglomerados isolados de plantas, sobretudo junto às margens arborizadas. Contudo, esses aparentemente poucos jacintos-aquáticos, por força da sua reprodução vegetativa representam um perigo real de rápida propagação. As plantas descendentes crescem a partir dos rizomas e a sua população duplica entre 6 a 18 dias. Uma acção constante de remoção e monitorização destas plantas ainda relativamente isoladas é fundamental para impedir ou atrasar a re-infestação.

Com essa preocupação em mente, a Associação de Caça e Pesca de Azinhaga, como aliás já vem fazendo desde a iniciativa "SOS Alvercas da Azinhaga" em Julho de 2011, irá monitorizar a expectável re-infestação e outras acções de cariz semelhante a esta serão realizadas com a ajuda de voluntários, sempre que se julgue necessário.

Para esse efeito está na calha a constituição de uma associação, para já com a designação de "Grupo de Defesa das Alvercas da Azinhaga" que pretende " tornar permanente, e mais efectivo, o cuidado a ter com as nossas alvercas, património natural da freguesia de Azinhaga e do Concelho em que esta se insere", conforme se pode ler já na página web do grupo, em http://www.alvercas.azinhaga.net, e onde se encontram mais pormenores sobre a acção de hoje, bem como informações sobre Zonas Húmidas e o Jacinto-de-água, por exemplo.
_____________________________________________
Texto e Vídeo - Carlos Simões
Grupo de Defesa das Alvercas da Azinhaga

Comentários