Prevista submersão do Dique dos Vinte e estrada da Tapada



A Autoridade Nacional de Protecção Civil prevê para as próximas horas o agravamento da situação de cheias, com o galgamento do Dique dos Vinte (Estrada Nacional 243) no município da Golegã. Está prevista ainda a submersão da EN 114 entre Tapada e Almeirim.



Para o concelho de Santarém prevê-se a submersão da EN365 nas Assacais, a inundação do parque estacionamento da CP na Ribeira de Santarém, a submersão da EM 587 na Quinta de Santo António e a inundação da praça Oliveira Marreca na Ribeira de Santarém.


No concelho de Coruche é possível que a EN251 Coruche – Mora, Km 44 (Águas Belas – Águas Belinhas) fique submersa ao longo do dia de hoje.

Segundo a protecção civil “a elevada quantidade de precipitação que ocorreu na bacia hidrográfica do Tejo ainda se encontra a afluir às linhas de água, contribuindo para incrementar o nível das águas. Opico máximo em Almourol foi atingido às 6horas da madrugada.

Refere ainda a autoridade que os valores debitados pela barragem espanhola de Cedilho nas últimas horas são de cerca de 3950 metros cúbicos por segundo, “pelo que se prevê, que também nas próximas horas, a barragem de Fratel passe a debitar valores desta ordem de grandeza”.




Pelo facto de também a água da chuva estar ainda a ser drenada para as linhas de água e a elevada percentagem de enchimento das principais barragens, “os níveis hidrométricos do rio Tejo deverão manter-se elevados com ligeiro aumento durante todo o dia de hoje para a zona dos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo”.





Comentários