Mau tempo: Tejo vai subir e pode isolar mais povoações


O comandante Marco Martins da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) disse este domingo que no distrito de Santarém «há probabilidade de o caudal do rio Tejo subir nas próximas horas» e tornar mais difíceis as situações nas regiões ribeirinhas.

O distrito de Santarém é aquele onde há uma maior incidência de registos de inundações, com estradas cortadas, campos alagados, e outras áreas inundadas, disse a mesma fonte à agência Lusa.

O responsável referiu que estão a ser especialmente monitorizados os concelhos ribatejanos de Constância, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Golegã, Alpiarça, Cartaxo, Coruche, Benavente e Santarém.

Além de estradas e campos agrícolas inundados, o distrito de Santarém era, ao final do dia, o único com uma povoação isolada e com os bombeiros «prontos a intervir se se verificarem novas situações», afirmou José Viegas, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pernes.

A corporação, que nos últimos dois dias tem abastecido de pão e outros bens essenciais a população de Reguengo do Alviela, conta, já esta noite, «ter de passar a fazer os transportes por barco», dada a subida das águas.

Se a situação se estender a Pombalinho, a corporação vai «disponibilizar três embarcações para fazer chegar bens e fazer o transporte de todos os que necessitarem», adiantou o mesmo responsável.

De acordo com o último balanço da Proteção Civil mantêm-se válidos os avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertando para precipitação forte, até às 22:00, para os distritos de Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre.

Uma previsão que a juntar ao aumento dos caudais lançados pelas principais barragens espanholas com influência direta no Tejo fazem esperar «o agravamento deste episódio de cheia», refere um comunicado da proteção civil.

Face aos caudais observados, a proteção civil prevê que mais estradas fiquem submersas nos concelhos de Abrantes (EN118 Rossio Tramagal e marginal do Rossio ao Sul do Tejo), Almeirim e Alpiarça (EN368 Tapada - Alpiarça e possível galgamento do descarregador da Courela), Chamusca (EN368-1 Chamusca Vale Cavalos), Santarém (EN365 nas Assacais, EM Santarém Caneiras, possível galgamento do descarregador das Ómnias, submersão do parque estacionamento da CP na Ribeira de Santarém e EM 587 na Quinta de Santo António) Cartaxo (EN3-3 Santana Valada, EN119 Coruche Santo Estêvão, Quinta grande Figueiras), EN251 Coruche  Mora, (Águas Belas Águas Belinhas), e a baixa da cidade de Tomar.

Até às 20:00 mantinham-se afetados pelas cheias a Praia Fluvial de Alvega, a Fonte dos Touros, em Rossio ao Sul do Tejo (Aquapólis Sul), e a passadeira de cimento, pesqueiros de pesca e parte de jardim em Barreiras do Tejo (Aquapólis Norte), no concelho de Abrantes, e dezenas de estradas no concelhos de Abrantes, Alpiarça, Almeirim, Benavente, Cartaxo, Santarém, Coruche e Tomar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o território continental em «alerta amarelo» à exceção do Algarve. Este alerta condiciona as atividades dependentes da situação atmosférica.

IN - TVI24

Comentários