Proteção civil ativa plano de emergência para cheias no Tejo


A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo. A decisão, anunciada esta manhã, surge em consequência da precipitação ocorrida durante os últimos dias, concentrada na bacia do Tejo, que fizeram com que os caudais deste rio e dos seus afluentes tenham vindo a aumentar.

O caudal do rio Sorraia também se encontra ainda a aumentar na zona da vila de Coruche, verificando-se no entanto já uma diminuição nas barragens que o alimentam (Maranhão e Montargil).

A região ribeirinha foi assim colocada no nível de alerta amarelo, sendo que a proteção civil aponta para a submersão do parque de estacionamento de Constância (rio Zêzere); a submersão da Estrada de Meias (Coruche), a submersão da Estrada da Amieira (EM1427) (Coruche) e a submersão da Estrada do Rebolo (Municipal H) (Coruche).

Ainda segundo a proteção civil, de acordo com os caudais observados, pode verificar-se a submersão durante este sábado da EN365, na ponte do Alviela, e a jusante do Pombalinho.

As autoridades recomendam que sejam retirados das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens; que os animais sejam deslocados para locais seguros; que as pessoas não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas; e que se mantenham informados através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de proteção civil, desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a chuva se mantenha pela região até terça-feira, dia 12.

Para hoje a previsão aponta para céu geralmente muito nublado. Aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo. Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente moderado (25 a 35 km/h), com rajadas até 65 km/h,
durante a tarde.

In - Noticia de Rede Regional

Comentários