«José e Pilar» é o candidato português aos Óscares


Filme de Miguel Gonçalves Mendes candidata-se a Melhor Filme Estrangeiro

«José e Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português aos Óscares de Hollywood para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

A notícia foi veiculada pela agência Lusa, após comunicação do Instituto do Cinema e do

Co-produzido pelos realizadores brasileiro Fernando Meirelles e espanhol Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, «José e Pilar» é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.

O filme foi o escolhido para representar Portugal na corrida à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, «por uma comissão composta por representantes de associações do sector, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas», refere o ICA no comunicado.


Estreado em Portugal, Espanha e Brasil, «José e Pilar» será distribuído nos Estados Unidos pela Outsider Pictures, que quer o filme também a concorrer aos Óscares na categoria de Documentário.

Os candidatos aos Óscares de 2012, porém, têm de ter estreado nos Estados Unidos até ao final de este ano. E o filme de Miguel Gonçalves Mendes tem a estreia nos EUA prevista apenas para Abril.

Os nomeados para os Óscares serão conhecidos a 24 de Janeiro. A cerimónia de ent5rega dos prémios mais apetecidos do cinema decorrerá no dia 26 de Fevereiro em Los Angeles, na Califórnia.

In - TVI24

Comentários

Enviar um comentário