Cinzas de José Saramago ficam em Lisboa


O corpo de José Saramago foi cremado em Lisboa e suas cinzas devem permanecer em lá.

Saramago foi velado na Câmara Municipal de Lisboa desde a tarde de sábado até a manhã de domingo. Depois disso, seu corpo seguiu para o cemitério Alto de São João, em Lisboa.

José Saramago. Nobel de Literatura morreu nesta sexta (18), aos 87 anos, em decorrência de uma leucemia. O escritor se despediu em sua casa, na ilha espanhola de Lanzarote, cercado por seus familiares.
Notável

José Saramago trabalhou como jornalista até 1975, quando passou a se dedicar integralmente à literatura. Começou a chamar a atenção da crítica em 1982, aos 60 anos, quando lançou o romance “Memorial do Convento”.

Saramago criou um estilo próprio de tratar a língua portuguesa. Famoso por escrever períodos longos, alguns de seus parágrafos duram um capítulo inteiro e, muitas vezes, passam-se várias páginas até que o leitor encontre um ponto final.

Seus temas incluem realismo fantástico e também crítica social. Saramago criou polêmica junto à igreja com livros como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, em que reconta a Bíblia sob o ponto de vista de Jesus, e “Caim”, seu último romance, em que aponta Deus como mentor do assassinato a Abel.

Em 1998, Saramago se tornou o primeiro escritor de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura. Sua última passagem pelo Brasil foi em novembro de 2008, quando participou do lançamento da exposição "José Saramago: A consistência dos Sonhos", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O escritor deixa a mulher, María del Pilar del Río Sánchez, e uma filha, Violante, de 63 anos.


IN - ABRIL.COM NOTICIAS

Comentários