Pesquisa

TV Azinhaga

Seguidores

Visitas

PageRank

Siga-nos por email

Digite seu endereço de e-mail:

Blog Archive

Sites Amigos

12 de abril de 2009

Rua 18 de Setembro

(Rua na Azinhaga fazendo o cruzamento com a rua 5 de outubro no Pombalinho) 
18 de setembro data do ano de 1938 em que por Concurso Nacional foi atribuído à Azinhaga o título de Aldeia mas Portuguesa do Ribatejo.
O 1º Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal foi organizado pelo Secretariado da Propaganda National no ano de 1938. As aldeias concorrentes foram: Alte, Azinhaga, Boassas, Carrazeada de Bucos, Manhouse, Monsanto, Nossa Senhora de Orada, Paúl, Peroguarda, São Julião de Cambra, Torre de Bera e Vila Chã.

A Aldeia de Monsanto ganhou o prémio, o "Galo de Prata", Aldeia mais portuguesa de Portugal.

A Junta da Província do Ribatejo, para comemorar o esforço de Azinhaga e o carinho que lhe mereceu a iniciativa do Secretariado da Propaganda National no Cocurso da "Aldeia mais Portuguesa de Portugal,"esforço que lhe permitiu ir até à penúltima eliminatória do concurso referido, deliberou mandar colocar na Azinhaga, nos prédios situados nos dois extremos da aldeia, uma placa de azulejo em cada um deles, ornada de motivos regionais, trabalho de que brilhantemente se desobrigou o pintor Jorge Colaço, com a seguinte inscrição: "Azinhaga, Aldeia mais Portuguesa do Ribatejo".

Veja na integra clicando aqui.

1 comentário: