Pesquisa

TV Azinhaga

Seguidores

Visitas

PageRank

Siga-nos por email

Digite seu endereço de e-mail:

Blog Archive

Sites Amigos

7 de agosto de 2010

Festa do Bodo 2011

FESTA DO BODO 2011

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2011


A Festa do Divino Espírito Santo, também chamada a Festa do Bodo, realizava-se, em Azinhaga, desde tempos remotos, havendo já em 1569 referências documentadas acerca deste evento.

Inspirada no culto do Espírito Santo, introduzido em Portugal pela Rainha Santa Isabel, tinha um carácter quase singular. A estes festejos só se assemelham as celebrações de Tomar e dos Açores. E se é a característica religiosa que traçava o comum dos festejos nestas três localidade, é a vertente popular e profana que as distinguia. Na Azinhaga as festividades brilhavam essencialmente nos seus aspectos recreativos, onde touros e cavalos tinham lugar cativo.

De religioso, a festa dedicava-se á devoção do Espírito Santo; de popular, a festa dedicava-se às necessidades do corpo e do gáudio.

"Festa do Bodo" significa dádiva de alimentos aos pobres. Durante os primeiros dias da festa, era recolhido o pão das casas mais abastadas, que depois de benzido era distribuído pelos rnais necessitadas. E como " não só de pão vive o homem", era este já acompanhado de carne e vinho. Mordomos e meio - mordomos recebiam igualmente o seu quinhão como reconhecimento da sua benévola contribuição.
Tem a Festa do Divino Espírito Santo - Festa do Bodo raízes bem fortes na memória do colectivo Azinhaguense e, no entanto, durante este século, só por cinco vezes se realizou.